Gilberto Gil nascimento 26/06/1942

Nascido em Salvador, passou a infância em Ituaçu, no interior da Bahia, onde começou a se interessar pela música das bandas da cidade e pelo que ouvia no rádio, como Orlando Silva e Luiz Gonzaga. Aos 9 anos muda-se para Salvador com a irmã, para terminar o colégio, e começa a aprender acordeom. Durante a juventude intensifica os estudos musicais, formando aos 18 anos o conjunto Os Desafinados. No fim dos anos 50, João Gilberto se torna uma influência importante para Gil, que passa a tocar violão. Na faculdade, faz contato com a música erudita contemporânea por meio do vanguardista grupo de compositores da Bahia, que incluía Walter Smétak e Hans Joachim Koellreuter. Em 1962 grava o primeiro compacto solo ("Povo Petroleiro" e "Coça Coça, Lacerdinha"), e conhece Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. No ano seguinte, com a entrada de Tom Zé no grupo, fazem o show "Nós, Por Exemplo", no Teatro Vila Velha, em Salvador, que inaugura a carreira dos quatro artistas. Logo em seguida Gilberto Gil se muda para São Paulo, onde trabalha na empresa Gessy-Lever durante o dia e freqüenta bares e casas de show durante a noite. É nessa época que conhece Chico Buarque, Torquato Neto e Capinam. Começa a se tornar mais famoso no programa de televisão O Fino da Bossa, comandado por Elis Regina. Lá apresenta, entre outras, suas composições "Eu Vim da Bahia" e "Louvação". Com o sucesso, abandona o emprego na Gessy-Lever e assina contrato com a Philips, que lança seu primeiro LP, "Louvação", em 1967. Já radicado no Rio de Janeiro, Gil participa de festivais da Record e da TV Rio e chega a ter seu próprio programa na TV Excelsior, o Ensaio Geral. Separado da primeira mulher, passa a viver com a cantora Nana Caymmi, que defende "Bom Dia" (parceria dos dois) no 3º Festival da Record, em 1967. No mesmo festival Gil toca "Domingo no Parque" acompanhado pelos Mutantes, uma das músicas mais impactantes do festival, classificada em segundo lugar. "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso, classificada em quarto no mesmo festival, formaria junto com "Domingo no Parque" o embrião do movimento tropicalista, em boa parte por causa da inserção de guitarras elétricas em uma música que não era rock. Em 1968 lançou o LP "Gilberto Gil", dando início ao Tropicalismo, e tendo ele e Caetano Veloso como principais figuras. Com uma proposta de antropofagia de valores culturais estrangeiros baseada em idéias de Oswald de Andrade, o tropicalismo se concretizou com "Tropicália ou Panis et Circensis", disco que contou, além de Caetano e Gil, com Os Mutantes, Torquato Neto, Capinam, Gal Costa, Tom Zé, Nara Leão e arranjos do maestro Rogério Duprat. Em 1969 foi preso pela ditadura militar, e lançou a irônica "Aquele Abraço", uma de suas músicas mais famosas. Em seguida partiu com Caetano para o exílio na Inglaterra. Voltou em janeiro de 1972, para um show em que lançou músicas como "Oriente" e "Back In Bahia", do seu disco seguinte, "Expresso 2222". Desde o final dos anos 60 Gilberto Gil se consolidou como uma das mais criativas e influentes personalidades da música brasileira. Sempre em sintonia com o que ocorre de novo na música mundial, seus discos são lançados em diversos países e sua carreira internacional já lhe rendeu inclusive um Grammy na categoria Melhor Disco de World Music em 1998, pelo álbum "Quanta Ao Vivo". Em 72, revitalizou a cultura nordestina no LP "Expresso 2222", mais tarde, reviu a brejeirice sertaneja em "Refazenda". Em 79, o álbum "Realce" foi um divisor de águas em sua carreira, quando começou a flertar com o reggae e o pop. São desta fase ainda os LPs "Luar", "Um Banda Um", "Extra", "Raça Humana", "Dia Dorim, Noite Neon" e "O Eterno Deus Mu Dança". Sua atualidade pode ser percebida por meio de seus discos, caso do pioneiro CD "MTV/Unplugged" (1994), que lançou uma verdadeira mania de discos acústicos no Brasil, e de "Tropicalia 2" (ao lado de Caetano Veloso), em que flerta com o rap na faixa "Haiti". Entre os discos "Quanta" e sua versão ao vivo, "Quanta Gente Veio Ver", lançou, sem maior publicidade, "O Sol de Oslo", pelo selo Pau Brasil, ao lado dos músicos Marlui Miranda, Rodolfo Stroeter, Bugge Wesseltoft e Toninho Ferragutti. Em 2000 teve seu maior sucesso radiofônico em vários anos com o xote "Esperando na Janela", de Targino Gondim, da trilha sonora do filme "Eu, Tu, Eles", interpretada por Gil. No mesmo ano iniciou parceria com Milton Nascimento, cristalizada no disco "Gil e Milton". Dentre seus muitos sucessos em mais de 35 anos de carreira, os maiores foram "Preciso Aprender a Só Ser", "Refazenda", "Expresso 2222", "Eu Só Quero um Xodó" (Dominguinhos/ Anastácia), "Maracatu Atômico" (Jorge Mautner/ Nelson Jacobina), "Punk da Periferia", "Parabolicamará", "Bananeira" (com João Donato), "Divino Maravilhoso" (com Caetano), "Filhos de Gandhi", "Haiti" (com Caetano), "Sítio do Pica-pau Amarelo", "Soy Loco por Ti America" (com Capinam), "Realce", "Toda Menina Baiana", "Drão", "Se Eu Quiser Falar com Deus", "Estrela" e muitas outras. Nos anos 80 foi vereador em Salvador e milita por causas ecológicas no Partido Verde.

Discografia

Discos de carreira
KAYA N'GAN DAYA

KAYA N'GAN DAYA

WEA Music - 2002
 
SÃO JOÃO VIVO

SÃO JOÃO VIVO

WEA Music - 2001
 
GIL E MILTON

GIL E MILTON

Warner Music - 2000
 
AS CANÇÕES DE "EU, TU, ELES"

AS CANÇÕES DE "EU, TU, ELES"

Warner Music Brasil - 2000
 
QUANTA GENTE VEIO VER

QUANTA GENTE VEIO VER

Warner Music - 1998
 
O SOL DE OSLO

O SOL DE OSLO

Pau Brasil - 1998
 
QUANTA

QUANTA

Warner Music - 1997
 
GILBERTO GIL UNPLUGGED

GILBERTO GIL UNPLUGGED

Warner Music - 1994
 
PARABOLICAMARÁ

PARABOLICAMARÁ

WEA - 1992
 
O ETERNO DEUS MU DANÇA

O ETERNO DEUS MU DANÇA

WEA - 1989
 
GILBERTO GIL AO VIVO EM TOKYO

GILBERTO GIL AO VIVO EM TOKYO

Geléia Geral - 1987
 
GILBERTO GIL EM CONCERTO

GILBERTO GIL EM CONCERTO

Geléia Geral/WEA - 1987
 
DIA DORIM NOITE NEON

DIA DORIM NOITE NEON

WEA - 1985
 
RAÇA HUMANA

RAÇA HUMANA

WEA - 1984
 
EXTRA

EXTRA

WEA - 1983
 
UM BANDA UM

UM BANDA UM

WEA - 1982
 
LUAR

LUAR

WEA - 1981
 
REALCE

REALCE

WEA - 1979
 
NIGHTINGALE

NIGHTINGALE

Elektra/WEA - 1979
 
REFAVELA

REFAVELA

Phonogram - 1977
 
REFAZENDA

REFAZENDA

Phonogram - 1975
 
GIL E JORGE - OGUM - XANGÔ

GIL E JORGE - OGUM - XANGÔ

Phonogram - 1975
 
GILBERTO GIL AO VIVO

GILBERTO GIL AO VIVO

Phonogram - 1974
 
EXPRESSO 2222

EXPRESSO 2222

Phonogram - 1972
 
GILBERTO GIL

GILBERTO GIL

Famous/Phonogram - 1971
 
GILBERTO GIL

GILBERTO GIL

Philips - 1969
 
GILBERTO GIL

GILBERTO GIL

Philips - 1968
 
LOUVAÇÃO

LOUVAÇÃO

Philips - 1967
 
Extras
TODO DIA É DIA D

TODO DIA É DIA D

Dubas Música/Universal Music - 2002
 
EU VIM DA BAHIA

EU VIM DA BAHIA

BMG Brasil - 2002
 
A CONFRARIA DO GORDURINHA

A CONFRARIA DO GORDURINHA

Warner Music - 1999
 
CIDADE DO SALVADOR - 1974

CIDADE DO SALVADOR - 1974

Polygram - 1998
 
COPACABANA MON AMOUR

COPACABANA MON AMOUR

Polygram - 1998
 
O VIRAMUNDO - 1972/1976

O VIRAMUNDO - 1972/1976

Polygram - 1998
 
BALÉ DA BOLA (COPA 98)  -  CD Single

BALÉ DA BOLA (COPA 98) - CD Single

Warner Music - 1998
 
SONGBOOK GILBERTO GIL

SONGBOOK GILBERTO GIL

Lumiar Discos - 1992
 
Coletâneas
MINHA HISTÓRIA - GILBERTO GIL

MINHA HISTÓRIA - GILBERTO GIL

Polygram - 1994
 
VELLOSO, BETHÂNIA E GIL

VELLOSO, BETHÂNIA E GIL

RCA Victor - 1968
 
Tributos
GIL & CAETANO EM CY

GIL & CAETANO EM CY

CID - 1999
 
Livro
Tropicália: a História de uma Revolução Musical
GILBERTO GIL - VOL. 1 - SONGBOOK
TROPICALISMO DECADENCIA BONITA DO SAMBA
GILBERTO GIL - TODAS AS LETRAS
GILBERTO GIL - VOL. 2 - SONGBOOK
A IMAGEM DO SOM DE GILBERTO GIL- VOL III 2000
 
Gilberto Gil
 
 
Matérias
 
 
MetaMusica