Lenine nascimento 02/02/1959

Pernambucano de Recife, ouvia rock até os 17 anos, quando teve acesso ao disco "Clube da Esquina" de Milton Nascimento e assistiu a um show de Gilberto Gil. Aos 18 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e participou do festival MPB 81, da TV Globo, com sua música "Prova de Fogo".

Em 1982 lançou o primeiro LP, "Baque Solto", em parceria com Lula Quiroga. O segundo disco veio dez anos depois, em parceria com o percussionista Marcos Suzano: "Olho de Peixe".

A partir daí seu nome foi inscrito entre os renovadores da MPB que projetariam o gênero nos anos 90, já miscigenado a influências pop. Em 1997 saiu pela BMG seu primeiro disco solo, "O Dia em que Faremos Contato", com uma roupagem mais pop, misturando ritmos eletrônicos, influências nordestinas e samba. Dois anos depois lançou "Na Pressão", outro disco solo.

Faz shows constantemente por todo o Brasil e tem suas músicas gravadas por cantoras como Zizi Possi, Elba Ramalho e Daúde. Em 2002, lança o esperadíssimo "Falange Canibal", espécie de "disco-manifesto" do compositor, que conta com a paricipação de inúmeros artistas incluindo os novaiorquinos do Living Colour.

Lenine gravou o CD “Lenine Incite” na França.em 2004. A gravação gerou também o DVD gravado ao vivo em uma apresentação na Cité De La Music em Paris. Destaque para as faixas "Todas Elas Juntas Num Só Ser", "Olho De Peixe" e "Virou Areia", sucesso de crítica e público.

Discografia

Discos de carreira
LENINE INCITÉ

LENINE INCITÉ

Sony BMG - 2004
 
LENINE INCITÉ

LENINE INCITÉ

BMG - 2004
 
FALANGE CANIBAL

FALANGE CANIBAL

BMG Brasil - 2002
 
NA PRESSÃO

NA PRESSÃO

BMG Brasil - 1999
 
O DIA QUE FAREMOS CONTATO

O DIA QUE FAREMOS CONTATO

BMG Brasil - 1997
 
Participações
MU CHEBABI

MU CHEBABI

Independente - 2001
 
 
Lenine