Marcelo D2

D2 é um cara sagaz e cascudo direto do Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi camelô quando jovem, antes de formar o Planet Hemp no início dos anos de 1990 - o que é inteligentemente retratado no encarte de A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, terceiro álbum de sua enfumaçada banda.

Após lançar dois discos com o grupo, em 1998 concebe seu primeiro álbum solo entitulado Eu Tiro é Onda, contando com presenças do porte de João Donato e J.R. Bertrami (Azymuth). O disco impressiona pela ousada mistura de hip hop com elementos de samba e bossa.

Em 2001 organiza e produz o urgente Hip Hop Rio, verdadeiro compêndio do rap carioca e fluminense, que conta com participações de B. Negão, Artigo 331, Gustavo Black Alien & Speed e EZN (Esquadrão Zona-Norte). O disco foi gravado no estúdio do rapper, chamado Casa do Caralho.

Cinco anos após Eu tiro é onda, em 2003, Marcelo D2 é reconhecido e consagrado pela crítica com À procura da batida perfeita (Sony), que se tornou um clássico na carreira do artista, com grande repercussão.

Recentemente, em 2004, D2 fez um CD e um DVD Acústico – MTV (Sony), que ampliaram o sucesso da fusão samba-rap. Após o lançamento de À procura na França, Marcelo D2 partiu para turnês na Europa, divulgando o som que tem feito a cabeça do Brasil. Com uma legião de fãs no Brasil, D2 foi eleito o Melhor Cantor e ainda recebeu o título de Melhor CD no 12º Prêmio Multishow. Além disso, foi premiado na categoria MPB, no Vídeo Music Brasil 2005, com a canção A maldição do samba.

Em maio de 2006, o percussor do hip-hop com samba está de volta, chegando às lojas com seu novo álbum Meu samba é assim (Sony BMG). Apresentando 15 faixas inéditas, o álbum conta com participações especiais de grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho e Alcione, e do rap, como Marechal e Aori.

Discografia

Discos de carreira
MEU SAMBA É ASSIM

MEU SAMBA É ASSIM

Sony BMG - 2006
 
EU TIRO É ONDA

EU TIRO É ONDA

Chaos/Sony Music - 1998
 
Extras
AFROCIBERDELIA

AFROCIBERDELIA

Chaos/Sony Music - 1996
 
Arranjador
ARGEMIRO PATROCÍNIO

ARGEMIRO PATROCÍNIO

EMI Music - 2002
 
Participações
HIP HOP RIO

HIP HOP RIO

Net Records - 2001
 
 
Artistas relacionados
 
 
Gêneros
 
 
MetaMusica