Natiruts

Chamada inicialmente Nativus, a banda de reggae foi rebatizada de Natiruts devido a um grupo catarinense de música regional, Os Nativos, que entrou com um processo. A banda brasiliense defende o reggae de raiz mas incorporou ao som uma grande influência brasileira. Quando ainda chamava-se Nativus, o grupo vendeu 40 mil discos independentes com o sucesso "Presente de um beija-flor", até ser contratada pela EMI. A nova edição do disco, Nativus, vendeu 450 mil cópias.

O segundo disco, "Povo brasileiro", foi produzido por Liminha e, como o reggae de Bob Marley, tem músicas com mensagens de alto teor político, como "Proteja-se e lute" e "Povo brasileiro".

Sem muitas novidades na sonoridade da banda, em 2001, é lançado “Verbalize”, com destaque para a faixa “Carcará”, hit radiofônico da época. O terceiro álbum traz também a participação especial de Rodolfo, antigo vocalista dos Raimundos, na faixa "Homem do Povo". Em 2002, gravam o disco “Quatro”, que marca a saída do guitarrista Kiko Peres da banda.

Natiruts ressurge com “Nossa Missão”, lançado em 2005. Neste disco, produzido pelo próprio Alexandre Carlo, vocalista e principal compositor do grupo, o grande diferencial é a aproximação com o Dub, a vertente mais psicodélica do reggae, que incorpora experimentações, sem contenção na adição de efeitos, como Delays e Reverbs, surgida na Jamaica dos anos 70.

Discografia

Discos de carreira
NOSSA MISSÃO

NOSSA MISSÃO

Unimar Music - 2005
 
QUATRO

QUATRO

EMI Music - 2002
 
VERBALIZE

VERBALIZE

EMI Music - 2001
 
POVO BRASILEIRO

POVO BRASILEIRO

EMI Music - 1999
 
NATIVUS

NATIVUS

Zen Records - 1997
 
 
Natiruts
 
 
Artistas relacionados
 
 
Gêneros
 
 
MetaMusica