Titãs

Banda de rock formada em São Paulo no início dos anos 80 com o nome Titãs do Iê-Iê-Iê, consolidou-se como uma das mais importantes e criativas do rock brasileiro. O primeiro disco saiu em 1984, e teve um grande sucesso: "Sonífera Ilha". O segundo seguiu a mesma linha pop, emplacando "Insensível".

Nos discos seguintes criaram um estilo próprio mesclando elementos de rock'n'roll, punk, hard rock, pop, jovem guarda. "Cabeça Dinossauro", de 1986, considerado um disco básico do BRock, com "AA UU", "Igreja", "Polícia", "Cabeça Dinossauro" e "Bichos Escrotos".

Em seguida, "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas" corroborou a permanência da banda no cenário roqueiro brasileiro, emplacando diversos hits: "Comida", "Diversão", "Desordem", "Lugar Nenhum". O quinto disco da banda, "Go Back", foi gravado ao vivo no festival de Montreux, na Suíça, e deu início à carreira internacional.

Em "Õ Blésq Blom", ao mesmo tempo em que se pode detectar um começo de experimentalismo, como "O Pulso" e "O Camelo e o Dromedário", há a continuação da trajetória rock, um pouco menos pesada, com "Miséria" e "Flores". "Tudo ao Mesmo Tempo Agora", de 1991, é o último disco que conta com Arnaldo Antunes, que saiu em carreira solo.

O disco seguinte, "Titanomaquia", revela uma influência grunge na banda, emplacando poucos sucessos. "Domingo" (1995) é a adesão do Titãs ao pop dos anos 90, o que só se confirma com o super sucesso de vendas que aconteceu com o CD "Acústico MTV", com versões não amplificadas dos grandes sucessos "Go Back", "Comida", "Família", "O Pulso", "Marvin" e outros. A banda fez mais de 300 shows pelo Brasil acompanhados de orquestra para divulgar o acustústico.

O sucesso foi tão grande que os Titãs decidiram repetir a dose no álbum seguinte. "Volume 2", lançado em outubro de 1998, trazia mais músicas antigas com arranjos acústicos.

Em 2001, as vésperas da gravação do álbum “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”, o Titãs perdeu o guitarrista Marcelo Fromer, atropelado por uma moto, em São Paulo. Apesar da tragédia, o grupo resolveu continuar com as gravações do disco. O trabalho, o primeiro pela nova gravadora, a Abril Music, teve boa aceitação e emplacou o sucesso “Epitáfio”.

Durante a turnê de “A melhor Banda”, em 2002, um outro desfalque. Nando Reis resolveu deixar o grupo para se dedicar exclusivamente à sua carreira solo. Em 2003, os Titãs lançam seu 14º CD, "Como estão vocês?", um retorno ao rock n’roll que contou com a produção de Liminha. No álbum, os cinco remanescentes – Paulo Miklos, Toni Belotto, Branco Mello, Sérgio Britto e Charles Gavin – resgatam a questão da crítica social, deixada de lado por uns tempos pela banda, sem esquecer da homenagem póstuma a Frommer, que encerra o disco.

O mais recente lançamento dos Titãs foi o “MTV Ao Vivo”, de 2005. Gravado em Florianópolis, na Fortaleza São José da Ponta Grossa, o disco trás versões ao vivo de antigos sucessos da banda e as inéditas “Vossa Excelência” e “O inferno são os outros”. Em março de 2006, o grupo abriu o show dos Rolling Stones no Rio de Janeiro, tocando para 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana.

Discografia

Discos de carreira
MTV AO VIVO

MTV AO VIVO

Sony BMG - 2005
 
COMO ESTÃO VOCÊS?

COMO ESTÃO VOCÊS?

Sony BMG - RCA - 2003
 
AS DEZ MAIS

AS DEZ MAIS

Warner Music - 1999
 
VOLUME DOIS

VOLUME DOIS

Warner Music - 1998
 
ACÚSTICO MTV

ACÚSTICO MTV

WEA Music - 1997
 
DOMINGO

DOMINGO

Warner Music - 1995
 
TITANOMAQUIA

TITANOMAQUIA

Warner Music - 1993
 
TUDO AO MESMO TEMPO AGORA

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA

Warner - 1991
 
Õ BLÉSQ BLOM

Õ BLÉSQ BLOM

WEA - 1989
 
GO BACK

GO BACK

WEA - 1988
 
CABEÇA DINOSSAURO

CABEÇA DINOSSAURO

WEA - 1986
 
TELEVISÃO

TELEVISÃO

WEA - 1985
 
TITÃS

TITÃS

WEA - 1984
 
Coletâneas
E-COLLECTION - TITÃS

E-COLLECTION - TITÃS

Warner Music Brasil - 2000
 
TITÃS 84 / 94 - UM

TITÃS 84 / 94 - UM

Warner Music - 1994
 
TITÃS 84 / 94 - DOIS

TITÃS 84 / 94 - DOIS

Warner Music - 1994
 
Solos
VOU SER FELIZ E JÁ VOLTO

VOU SER FELIZ E JÁ VOLTO

Abril Music - 2001
 
A MINHA CARA

A MINHA CARA

Abril Music - 2000
 
12 DE JANEIRO - NANDO REIS

12 DE JANEIRO - NANDO REIS

Warner - 1995
 
PAULO MIKLOS

PAULO MIKLOS

Warner Music - 1994
 
 
Titãs
 
 
 
 
Matérias
 
 
MetaMusica