Zeca Baleiro

Maranhense, começou a se projetar nacionalmente quando apareceu no especial que a MTV fez de Gal Costa. Em 1997, seu primeiro disco "Por Onde Andará Stephen Fry?" chamou a atenção da crítica, que passou a defini-lo como "neotropicalista". No ano seguinte ganhou dois prêmios Sharp: melhor disco e melhor música "Bandeira", ambos na categoria pop-rock.

Em 1999 se apresentou na França, para o lançamento de seu disco na Europa. O segundo CD, "Vô Imbolá", conta com participações especiais de Zeca Pagodinho, Zé Ramalho, Rita Ribeiro e outros, trazendo um repertório que mistura música brasileira folclórica, samba e ritmos eletrônicos.

Lançou o álbum "Líricas" em 2000. Em parceria com Fagner, gravou em 2003 o cd “Raimundo Fagner & Zeca Baleiro”. Mostrado em curta temporada por capitais brasileiras, o show foi registrado em DVD pelo Multishow durante temporada no Canecão, Rio de Janeiro.

 ”Baladas do Asfalto e Outros Blues”, seu trabalho subseqüente, foi lançado em agosto de 2005. O quinto álbum solo do cantor traz várias canções inéditas de sua autoria. No mesmo ano, Baleiro recebe um convite especial. Ele foi um dos brasileiros escolhido para se apresentar durante o evento de celebração do ano do Brasil na França. Ainda em 2005, o músico decide lançar o seu próprio selo, a Saravá Discos. Entre os trabalhos lançados com a marca de Baleiro está o CD "Cruel", uma obra póstuma do cantor e compositor capixaba Sérgio Sampaio, falecido em 1994. Nele, o maranhense tem a chance de mostrar seu talento também como produtor.

Em 2006, musicou poemas de amor de Hilda Hilst, falecida em 2004. O CD "Ode descontínua e remota para flauta e oboé - De Ariana para Dionísio" traz interpretações de Maria Bethânia, Ângela Maria, Zélia Duncan, Angela Ro Ro, entre outros nomes consagrados da MPB.

Discografia

Discos de carreira
BALADAS DO ASFALTO & OUTROS BLUES

BALADAS DO ASFALTO & OUTROS BLUES

Universal Music - 2005
 
FAGNER & ZECA BALEIRO

FAGNER & ZECA BALEIRO

Indie Records - 2003
 
PET SHOP, MUNDO CÃO

PET SHOP, MUNDO CÃO

Abril Music/MZA Music - 2002
 
LÍRICAS

LÍRICAS

Universal Music - 2000
 
VÔ IMBOLÁ

VÔ IMBOLÁ

MZA Records - 1999
 
POR ONDE ANDARÁ STEPHEN FRY?

POR ONDE ANDARÁ STEPHEN FRY?

MZA Records - 1997
 
Coletâneas
PERFIL

PERFIL

Som Livre - 2003
 
Participações
 
Zeca Baleiro
 
 
Gêneros