RESPEITEM MEUS CABELOS, BRANCOS

Chico César (2002)

2002
MZA Music
Crítica

Cotação:

A cada novo disco, o paraibano Chico César aprimora seu jeito de cantar e compor em direção ao romantismo. Mas não é o romantismo entupido de clichês que grassa nas paradas, e sim uma noção peculiar de como o amor e seus descaminhos podem influenciar a música popular. Por isso, a ironia crítica contida no título do álbum é apenas verniz, que encobre a arte cada vez mais lírica e doce do compositor.

A criatividade e o ecletismo de CC aparecem de forma bem destacada ao longo do disco, que faz escalas em várias vertentes da música nordestina - apesar de ter sido gravado/composto também em Londres, Rio de Janeiro e São Paulo. Chico incursiona pelo coco (em Sem Ganzá Não É Coco) e pelo xote (Mandacaru) com muita propriedade. Também aproveita para dar uma chegadinha ao Maranhão, mimetizando o sotaque reggaeiro de São Luiz para criar as balançadas Nas Fronteiras do Mundo e Respeitem Meus Cabelos, Brancos.

Mas é mesmo nas baladas que Chico César encanta. Céu Negro, Pétala por Pétala, Antes que Amanheça e Templo (esta regravada de seu próprio repertório anterior) são lindas, e já têm lugar entre o melhor da obra do compositor. Tanto que quase chegam a ofuscar a candidata à "pérola escondida" do disco - Antinome, gravada com Chico Buarque e resgatada do bendito Festival da Música Brasileira organizado pela Rede Globo em 2000. Ambos os Chicos saem-se bem na música de melodia sinuosa, sublinhada por uma sanfona (de Toninho Ferraguti) que lhe empresta um ar de tango. A pungente letra de Bráulio Tavares para Teofania ("Quanta solidão e eu não sei / se homem só suportarei / um sinal, um não / e silencie, aqui e além, a dor") é outro dos pontos altos.(Mônica Loureiro)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Respeitem meus cabelos, brancos Ouvir
(Chico César)
2 Antinome Ouvir
(Chico César)
3 Pétala por pétala Ouvir
(Chico César, Vanessa Bumagny)
4 Céu negro Ouvir
(Chico César)
5 Flor de mandacaru Ouvir
(Chico César)
6 Quando eu fecho os olhos Ouvir
(Carlos Rennó, Chico César)
7 Sem ganzá não é coco Ouvir
(Chico César)
8 Nas fronteiras do mundo Ouvir
(Chico César, Luís Pastor, Vrs. Chico César)
9 Antes que amanheça Ouvir
(Carlos Rennó, Chico César)
12 Experiência Ouvir
(Carlos Rennó, Chico César)
 
RESPEITEM MEUS CABELOS, BRANCOS
 
 
MetaMusica