DANÇANDO NAS NUVENS

Mauro Senise (2001)

2001
Independente
Crítica

Cotação:

Dançando Nas Nuvens reafirma a posição de Mauro Senise como um dos principais nomes da música instrumental brasileira. Revezando-se entre a flauta, o sax alto e o sax soprano, Mauro mostra que sabe mais do que nunca o que está fazendo. E mais: também demonstra ser um afiado "maestro", conduzindo com seus sopros uma banda igualmente forte (Fernando Moraes, teclados; Paulo Russo, baixo; e Ivan Conti, bateria). Recriando músicas de terceiros ou dando vida a seus próprios temas, o quarteto exibe não apenas uma performance irretocável (mas sem histrionismos ou virtuosismo inútil) como também consegue imprimir emoção e versatilidade em seus vôos instrumentais.

Trata-se de um disco de, digamos, straight jazz, sem espaço para misturas de ritmos ou quebradas fusion. Ainda assim, Dançando Nas Nuvens prima por uma notável alternância de climas, ainda mais notável quando se sabe que o trabalho foi registrado em sessões "ao vivo" no estúdio - o que só comprova a versatilidade e o entrosamento do quarteto. Primavera, levada em scats cheios de suíngue (além do sax soprano de Senise), contrasta com a leveza do arranjo construído pela banda para Com a Boca no Trombone, de Gilson Peranzetta (na qual o instrumento citado no título é substituído por uma sutil flauta). Da mesma maneira, a bela Balada Para Mauro, composta para Senise por seu companheiro de banda Roberto Araújo, é um contraponto suave à energia de Aquelas Notas, do mesmo Araújo.

Nas releituras de temas alheios, o grupo também brilha, seja nos sinuosos desenhos que Senise faz com o sax em Waltz For Phil (Victor Assis Brasil) ou na animada Chegando a Japeri, de Cristóvão Bastos, que abre o disco. O grande momento talvez seja a beleza de Ingênuo (Pixinguinha), que ganha um arranjo devidamente emocionado (e emocionante). Enfim, um álbum que, por sua leveza, merece o título que tem: é música que flutua entre as nuvens.(Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Chegando a Japeri Ouvir
(Cristóvão Bastos)
2 Waltz for Phil Ouvir
(Victor Assis Brasil)
3 Primavera Ouvir
(Ivan Conti)
4 Com a boca no trombone Ouvir
(Gilson Peranzzetta)
5 Aquelas notas Ouvir
(Roberto Araújo)
6 Balada para Mauro Ouvir
(Roberto Araújo)
7 Dois irmãos Ouvir
(Paulo Russo)
8 Numa seresta Ouvir
(Luis Americano)
9 Ingênuo Ouvir
(Pixinguinha)
10 Dançando nas nuvens Ouvir
(Gilson Peranzzetta)
 
DANÇANDO NAS NUVENS
 
 
MetaMusica