JOBINIANDO

Tom Jobim / Ivan Lins (2001)

2001
Crítica

Cotação:

Não é por ser um disco explicitamente "para inglês ver" (ou ouvir?), que Jobiniando é um trabalho desprovido de atrativos aos ouvintes brasileiros. Ivan Lins imantou-se do espírito de Tom Jobim para fazer um tributo ao mestre da bossa nova, que não se limita à recriação dos standards do compositor, e sim procura incorporar o estilo e a estética de Tom à sua própria musicalidade. Resulta daí um álbum plácido, com destaque para as harmonias bem-construídas - influência de Jobim sobre Ivan que já vem de longe - e que contrasta com o ecletismo exibido em A Cor do Pôr-do-sol, de 2000, o último trabalho autoral de Ivan.

Com a colaboração de Roberto Menescal, Ivan Lins recuperou, a seu estilo, alguns números "básicos" do catálogo jobiniano. Tudo vem envolto em arranjos leves e econômicos, deixando espaço para a voz. Como cantor, Ivan está mais suave do que nunca, abandonando os tons altos e adequando sua performance ao clima sutil das melodias de Jobim. Eu Sei que Vou Te Amar (reduzida basicamente a piano e voz), Dindi (com uma bem colocada seção de sopros) e Samba do Avião (na qual Ivan quase declama a letra) ficam entre as melhores versões do disco. No mesmo pacote, ficou bem ao estilo de Tom a regravação do standard americano Time After Time, sucesso com Frank Sinatra.

A porção compositor de Ivan vem bastante impregnada de "jobinitude", a partir da faixa-título - dobradinha com Martinho da Vila, de bela melodia. Rio de Maio é talvez o melhor exemplo da simbiose entre o universo do homenageado e o do homenageador: de melodia e desenvolvimento tipicamente jobinianos, a música segue num suave crescendo harmônico bem característico da obra de Ivan. Em Acaso, o cantor segue o mesmo esquema. Num disco predominantemente sem surpresas, chama a atenção a versão em inglês de Soberana Rosa. Renomeada She Walks This Earth, a canção quebra o clima do disco com sua sonoridade discretamente eletrônica.(Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Vivo sonhando Ouvir
(Tom Jobim)
Triste (Tom Jobim)

2 Acaso Ouvir
(Abel Silva, Ivan Lins)
3 Inútil paisagem Ouvir
(Tom Jobim, Aloysio de Oliveira)
4 Soberana rosa Ouvir
(Vitor Martins, Chico César, Ivan Lins)
5 Samba do avião Ouvir
(Tom Jobim)
6 Bonita Ouvir
(Ray Gilbert, Tom Jobim)
7 Rio de maio Ouvir
(Celso Viáfora, Ivan Lins)
8 Este seu olhar Ouvir
(Tom Jobim)
Promessas (Tom Jobim)

9 Time after time Ouvir
(Sammy Cahn, Jule Styne)
10 Caminhos cruzados Ouvir
(Tom Jobim)
11 Eu sei que vou te amar Ouvir
(Tom Jobim, Vinicius de Moraes)
13 Jobiniando Ouvir
(Ivan Lins, Martinho da Vila)
 
JOBINIANDO
 
 
MetaMusica