LEMBRANDO DE VOCÊ

Dominguinhos (2001)

2001
Crítica

Cotação:

Correndo para não perder o animado bonde dos lançamentos das festas juninas, Dominguinhos solta seu 33º disco, Lembrando de Você. O mestre maior da sanfona diminiu a velocidade de seu arrasta-pé, mas ainda mantém-se dignamente no páreo da música nordestina. Se falta novidade (e às vezes criatividade) no disco, o que vale é o clima de forró genuíno, distante tanto da simpatia forçada do "som universitário" quanto da pasteurização tecladeira dos Mastruzes Com Leite da vida.

O tal do "forró romântico" se manifesta em boa parte das músicas, seja no cadenciado xote da faixa-título, no andamento rapidinho de Carinho Gostoso ou na desnecessária - apelativa? - versão de Caminhos do Mar tema de abertura que Dudu Falcão, Dorival & Danilo Caymmi escreveram para a telenovela Porto dos Milagres. É nesse registro, caindo para a brejeirice, que o sanfoneiro aproveita para apresentar sua filha, a cantora Liv Moraes (em Desenho). E também para apresentar uma nova composição de Targino Gondim (autor do sucesso Esperando na Janela), Meu Amor Quem Dera. O pendor sentimental soa melhor no auto-revisitado sucesso Quem Me Levará Sou Eu (que ganhou um tom abolerado, longe do quase-sertanejo da versão original).

Dominguinhos faz melhor quando recorre para a nordestinidade mais rústica, como na malandra Peba na Pimenta e na recriação de O Vendedor de Caranguejo, de Gordurinha. E só deixa a poeira subir de verdade na última música, Oswaldiana, instrumental em homenagem a Oswaldinho do Acordeom no qual se evidencia o decantado talento do sanfoneiro. Um disco simpático, que até consegue se equilibrar entre o oportunista e o oportuno.(Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
2 Lembrando de você Ouvir
(Dominguinhos, W. Macedo)
3 O vendedor de caranguejo Ouvir
(Gordurinha)
4 Carinho gostoso Ouvir
(Dominguinhos, Nando Cordel)
6 Ponto fraco Ouvir
(Dominguinhos, Nando Cordel)
7 Quem me levará sou eu Ouvir
(Manduka, Dominguinhos)
8 Caminhos do mar Ouvir
(Dudu Falcão, Danilo Caymmi, Dorival Caymmi)
9 Meu amor quem dera Ouvir
(Targino Gondim, João Sereno, Manuca Almeida)
10 Maceió Ouvir
(Lourival Passos)
11 Luz de candeeiro Ouvir
(Climério, Dominguinhos)
12 Represa do querer Ouvir
(Noel Tavares, Félix Porfirio)
13 Desenho Ouvir
(Tim, João Sereno)
14 Oswaldiano Ouvir
(Dominguinhos)
 
LEMBRANDO DE VOCÊ
 
 
MetaMusica