DESEJO

Nana Caymmi (2001)

2001
Crítica

Cotação:

É impossível não se ter a impressão de que Desejo é "apenas mais outro disco" de Nana Caymmi. Leia-se: uma coleção de canções belamente arranjadas e engrandecidas pela voz única da cantora. E, ainda assim - sem, a rigor, ter defeito algum - o disco não reúne predicados suficientes para se destacar na carreira de Nana. A classe na hora de falar de amor continua a mesma (e impedindo a cantora de patinar na breguice), o cuidado na produção (mais uma vez, de José Milton) é igual ao de antes. O demérito da relativa "falta de sal" de Desejos recai então fatalmente sobre o repertório. Das 14 faixas (dez inéditas), nenhuma desperta a emoção no fã antigo - que, entretanto, não terá motivo para ficar decepcionado com o álbum - ou parece capaz de conquistar novos admiradores. A sorte é que, em uma artista com a estatura de Nana, até a redundância soa como coerência estética. Ou talvez a seja, mesmo.

Enfia uma coleção de baladas quase indistinguíveis umas das outras, ou de tantas que a cantora já vem desfiando ao longo dos anos. Só Prazer, Vinho Guardado, Naquela Noite ou a faixa-título, tudo é puro já ouvi isso antes. Este contexto até contamina a maior surpresa (potencial) do disco, a parceria entre Marcos Valle e Erasmo Carlos em Frases do Silêncio - que era para ter um certo balanço, ainda que sugerido, mas se dobra ao tom geral do álbum. Os arranjos variam de qualidade - do timbre meio plastificado dos teclados de Frases..., arranjados por Robson Jorge, à bem-sacada economia de Fogueiras, fundamentada em um sutil naipe de cordas e no piano de seu autor Ivan Lins.

Nana quebra a seqüência sentimental com a batidinha de Lero do Bolero (que não é bolero, e sim uma quase-balada pop, meio chegada ao banal) e com o sambinha Vou Ver Juliana, dividida com Zeca Pagodinho - o momento mais caloroso do disco. Outro foco de emoção genuína é a bela Seus Olhos, marchinha sutil assinada por Juliana (sobrinha de Nana). Outra sobrinha, Alice, canta com Nana e surpreende pela segurança de sua performance - notável para uma menina de 12 anos. (Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Saudade de amar Ouvir
(Dori Caymmi, Paulo César Pinheiro)
2 Frases do silêncio Ouvir
(Erasmo Carlos, Marcos Valle)
3 Fogueiras Ouvir
(Vitor Martins, Ivan Lins)
4 Lero do bolero Ouvir
(Kiko Furtado, Abel Silva)
5 Vinho guardado Ouvir
(Danilo Caymmi, Paulinho Tapajós)
6 Desejo Ouvir
(Fátima Guedes)
7 Seus olhos Ouvir
(Juliana Caymmi)
8 Naquela noite Ouvir
(Cláudio Cartier, Guto Marques)
9 Fumaça das horas Ouvir
(Fausto Nilo, Sueli Costa)
10 Esse vazio Ouvir
(Dudu Falcão, Cristóvão Bastos)
11 Só prazer Ouvir
(Celso Viáfora, Ivan Lins)
12 Marca da paixão Ouvir
(Márcio Proença, Marco Aurélio)
13 Distância Ouvir
(Dudu Falcão)
14 Vou ver Juliana Ouvir
(Dorival Caymmi)
 
DESEJO
 
 
MetaMusica