SACRED HEART OF EARTH

Sagrado Coração da Terra (2001)

2001
Crítica

Cotação:

O Sagrado é praticamente um alienígena dentro do pop brasileiro. Fazem rock progressivo, cantam letras com temáticas místico-ecológica e tiveram a pachorra de musicar poemas da escritora inglesa Emily Dickinson. Talvez para diminuir a estranheza, abreviaram o nome (até pouco tempo, se chamavam Sagrado Coração da Terra); e agora lançam seu sexto álbum, Sacred Heart of Earth, com versões em inglês para músicas antigas da banda. Cantando em inglês, o grupo soa mais "natural" - as firulas instrumentais e a bicho-grilagem das letras ficam mais palatáveis.
O som da banda atualmente se alinha a bandas como Marillion ou Queensrÿche, que reciclam influências da geração progressiva original. A voz de Marcus Viana até parece com a de Fish (ex-vocalista do Marillion) - seria porque ambos se inspiram na matriz fundamental do gênero, Peter Gabriel (nos tempos do Genesis)? A diferença principal é que eles incorporam, aqui e ali, sonoridades brasileiras, como no prólogo 2001 - Also Sprach Padim Cisso, que mistura Wagner com uma engraçada tentativa de baião, ou em The Green God of the Woods (Kian), com refrão cantado no idioma dos índios krenak (existe isso?)

Mas na maioria das músicas, o neo-progressivo sem muito retoques dá as cartas. Olhando-se por esse viés, nada em Sacred Heart of Earth poderia envergonhar o grupo frente a outras bandas internacionais do gênero. Há passagens mais pop e animadinhas, como Human Beans, East of the Sun, West of the Moon (que como A Leste do Sol, Oeste da Lua, foi a faixa-título do penúltimo disco da banda, lançado também este ano) ou The Gates of Heaven, que se alternam com momentos mais líricos e folk (Sweet Water e Maya são os melhores exemplos). Ainda há algumas esquistices, como a frenética instrumental Gipsy Rhapsody e - não poderia faltar - a gigantesca faixa de encerramento, The Central Sun of The Universe, que ultrapassa os 11 minutos de duração, alternando suavidade e peso. (Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 2001 - Also sprach padim cisso Ouvir
(Marcus Viana)
2 East of the sun, west of the moon Ouvir
(Marcus Viana)
3 Travelling show Ouvir
(Marcus Viana, Emily Dickinson)
4 The green god of the woods (Kian) Ouvir
(Marcus Viana, Emily Dickinson)
5 The gates of heaven Ouvir
(Marcus Viana)
6 Sweetwater Ouvir
(Marcus Viana)
7 Firecircle Ouvir
(Marcus Viana)
8 Sagrado Ouvir
(Marcus Viana)
9 Human beans Ouvir
(Marcus Viana)
10 Carpe diem Ouvir
(Marcus Viana)
11 Gipsy rapsody Ouvir
(Marcus Viana)
13 Urban ragas (3rd mov. - "Night") Ouvir
(Marcus Viana)
14 The central sun of the universe Ouvir
(Marcus Viana)
 
SACRED HEART OF EARTH
 
 
MetaMusica